Customizar é preciso!


Em tempos de reaproveitar, customizar é preciso!
O que é customização? 
A palavra customização, que até pouco tempo não existia na língua portuguesa, foi criada para traduzir uma expressão em inglês – custom made - significa então sob medida. Tudo indica que essa proposta nasceu com o movimento hippie na década de 60, com o advento dos processos artesanais e o desenvolvimento de técnicas de tingimentos de tecidos, trabalhos com retalhos (patchwork) contribuindo para personalização das peças. (PALOMINO, 2002)

Nessa onda, customizar significa reciclar, transformar o básico numa nova peça, única, exclusiva, seja com recortes, apliques, costuras decorativas, lantejoulas, pedrarias, babados, botões, tingimentos, pinturas, dentre outras infinidades de maneiras e materiais utilizáveis. É um verdadeiro “vale tudo” para a obtenção de roupas e acessórios únicos, diferentes daqueles produzidos em série. Pode ser feito através de técnicas somente manuais, técnicas à máquina, colada, silkada, cortada, como também usando todas as técnicas necessárias e possíveis para um bom resultado estético harmonioso.

Na opinião de Vicent-Ricard (1989), a conseqüência imediata do fenômeno foi o surgimento e o fortalecimento de um poder específico, capaz de desorganizar tudo: a iniciativa criadora e personalíssima do consumidor, que permite a cada um exercer sua própria criatividade em função de sua imaginação e de suas visões.
Muitas vezes temos um armário cheio de roupas, mas não aguentamos mais vê-las. É muito comum enjoar-se das peças, mas nem sempre podemos renovar o visual quando desejamos. Para dar um jeito nisso, que tal customizar suas roupas? Isso mesmo. Com o jeans, principalmente, é muito fácil e você pode modificar totalmente a cara de peça.
shorts customizado colorido
Para quem gosta de customização, é criativo e sempre tem ideias legais!!! A ideia aqui é customizar uma peça Jeans, seja ela uma calça jeans, um colete, uma camisa ou um shortinhos, enfim dar uma cara nova para uma peça que anda esquecida no closet…Essa moda vai ser muito forte para a temporada de verão 2013.

Muitas marcas invadiram as passarelas com a ideia dessas peças com caras de customizadas entre elas a grife gringa Balmain mostrou toda sua criatividade nas últimas temporadas, com a volta da vibe punk em looks com aplicações metálicas, seja com tachas ou pequenos metais bordados.
Não só as calças podem ser customizadas, caso você tenha uma jaqueta jeans que não usa mais, que tal transformá-la em um moderno colete? Ou dar um ''up' .'É muito simples. Cortes as mangas, primeiramente, e se a peça for muito comprida é possível cortar um pedacinho na bainha, para que ela fique um pouquinho acima do cós das calças. Depois faça o mesmo que fez com as calças, lixe e aplique pedras, rendas ou tachas.
materiais 2 flat
Muuuitas e variadas tachinhas (nos melhores armarinhos você encontra, coloridas inclusive!),alicate de bico fino, uma boa tesouraágua sanitária e um balde grande.
Agora Nesse post vamos transformar a jaqueta jeans em colete destruidinho.
processo jaqueta 2 flat
Primeiro passo: corte as mangas da jaqueta! Só assim já ficou lindo, né?
Segundo passo: embole o colete, tipo fazer uma bolinha de pano meeesmo.
Terceiro passo: encha o balde com 4 copos de água sanitária + água suficiente pra cobrir a peça. Depois é só colocar o colete embolado dentro do balde!
Espere em torno de 5 a 8 horas (depende do quanto você quer clarear a peça: quanto mais tempo deixar, mais claro fica!), retire e lave bastaaaante pra tirar o cheiro de água sanitária e…. voilá!
jaqueta depois flat
Dica: quando fizemos o teste com a nossa jaqueta de tachinhas, reparamos que após o processo de lavagem algumas tachas soltaram ferrugem. Combina com o jeitão rockeiro da peça, mas se você não gostar é só aplicar as tachas depois de lavar pra um acabamento mais perfeitinho!
Logo logo a gente vai mostrar o passo a passo do shortinho jeans e do all star, fiquem de olho! 


Com uma calça jeans, por exemplo, você pode fazer uma bermudinha ou short para o verão. Utilize algumas lixas e faça pontos puídos na peça, está muito na moda e você não vai gastar quase nada. Experimente a calça e veja a altura melhor para cortá-la, então execute o corte. Para ficar bem moderna, vire a barra para fora e passe uma costura deixando a ponta não arrematada aparecendo. O desfiadinho junto com os puídos garante um ar “destroyed” ao jeans.
Além disso, você também pode fazer aplicação de algumas tachas no jeans. Nos bolsos de trás, principalmente, fica muito legal. Ilhoses também servem para customizar. Outra maneira de modificar os jeans que virou short é aplicar rendas. Na bainha, aplique por dento uma barra de renda ou broderie, fica muito lindo e você também economiza, já que as marcas estão cobrando bem caro por um short assim.
Shorts jeans
Shorts customizado pintado
Entrando nos acessórios,customização, o All Star!
Você vai precisar de muitas tachinhas (aqui a gente usou de dois tamanhos diferentes, fica legal) e alicate de bico fino. Mão na massa!
Bem fácil de fazer: coloque as tachinhas no tênis, sempre prestando atenção se ela entrou todinha pra não ficar molenga depois. Com os dentinhos do lado de dentro, basta dobrá-los com o alicate. Faça a mesma coisa na lingueta que fica demais!
DICA: Use um All Star sem forro por dentro, pois a lona de fora + o forro de dentro fica grosso e a tachinha não prende, ok? ;)
Prontinho! Pode apostar que todo mundo vai querer saber onde você comprou!

diy tenis
Acharam fácil ??? Então bora aproveitar o feriadão e mãos a obra!!!